A partir de julho de 2026, novos CNPJs serão emitidos em formato alfanumérico
Foi anunciado pela Receita Federal do Brasil, por meio do portal GOV.BR, que o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) passará por uma transformação significativa. A partir de julho de 2026, os novos registros serão atribuídos com um formato alfanumérico, ou seja, compostos por letras e números.
Essa mudança foi motivada pelo esgotamento iminente das combinações numéricas atualmente disponíveis. Por isso, a nova estrutura permitirá que um número maior de empresas seja registrado, utilizando uma combinação mais ampla de caracteres.
Além disso, foi esclarecido pelo órgão que os números de CNPJ já existentes não serão alterados. Dessa forma, todas as empresas que já possuem registro continuarão utilizando seus números atuais, que permanecerão válidos.
Com essa atualização, espera-se que o ambiente de negócios seja aprimorado, contribuindo para um sistema mais moderno, eficiente e sustentável. No entanto, apenas os novos registros realizados a partir da data estipulada receberão o novo formato alfanumérico.
De acordo com a Receita Federal, a mudança também foi pensada como uma medida estratégica. Assim, o processo de formalização de empresas será facilitado e o desenvolvimento econômico e social do país poderá ser impulsionado.
Por fim, a introdução do CNPJ alfanumérico representa mais um passo rumo à digitalização dos serviços públicos e à modernização da administração federal.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO:
receitafederal/cnpj-alfanumerico
ESCOLHA TÉCNICA:
receitafederal/cnpj-alfanumerico-escolha-tecnica
Perguntas e Respostas – CNPJ Alfanumérico v2x
Cálculo do DV do CNPJ Alfanumérico — Receita Federal
Confira também: Novo marco legal para abertura de empresas no Brasil.
Projeto sobre academias e salões de cabeleireiro como serviços essenciais