fbpx
Coelho News

Em abril, COVID-19 foi a 5ª maior causa de morte no Brasil

Comparação com dados de 2014 a 2018
Entenda mais no infográfico

Pelo menos 6.253 pessoas morreram por covid-19 no mês de abril, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na 6ª feira (8.mai.2020). A marca faz com que a doença seja a 5ª maior causa de óbitos em um abril típico no Brasil, quando considerada a média das mortes de 2014 a 2018, últimos 5 anos com dados disponíveis.

As mortes causadas pelo novo coronavírus superam o histórico de males como homicídio, diabetes e hipertensão.

NOS EUA, COVID É A QUE MATA MAIS

A mesma comparação mostra que nos Estados Unidos, país com o maior número de mortes pela pandemia (78.615 até as 23h de 6ª feira), o coronavírus já se tornou a maior causa de mortalidade.

As fontes dos dados deste post são todas oficiais. Para conhecer mais detalhes sobre o que cada país, Brasil e EUA, usam para definir causas de mortes, entre nos sites do Datasus e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

MÉDIA DE MORTES NO BRASIL

O cálculo da média de mortalidade nos últimos 7 dias ajuda a entender melhor as mortes pelo novo coronavírus no país. Isso porque reduz o efeito de subnotificações –realidade reconhecida pelo próprio Ministério da Saúde.

O infográfico do Poder360 indica que há menos registros nos finais de semana por causa do regime de plantões nos hospitais, o que pode representar uma distorção nos dados.

Apesar de quedas ocasionais no número de óbitos, a média permanece em curva ascendente –o que sugere que o país ainda não atingiu o pico de fatalidades pela doença.

Caso a quantidade de mortes continue crescendo no mesmo ritmo dos 8 primeiros dias de maio, o Brasil deve registrar 19.665 mortes por covid-19 até o fim do mês.

FONTE: PODER360
09.maio.2020 (sábado) – 6h00
atualizado: 10.maio.2020 (domingo) – 23h25

Adicionar comentário

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube!

error: Content is protected !!