fbpx
Coelho News

Fábio Gentil faz balanço dos 100 dias de governo


O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, faz balanço de 100 dias de governo.

Em solenidade realizada no fim da tarde de segunda-feira (10), o prefeito Fábio Gentil apresentou o balanço de ações realizadas nos primeiros 100 dias de seu governo. A cerimônia reuniu representantes dos poderes executivo e legislativo, da sociedade civil organizada, servidores municipais e diversas autoridades que lotaram o ginásio do Colégio São José.
Conforme foi explanado em exposição no ato solene, como primeiro ato, Fábio Gentil realizou a reforma administrativa. O gestor reduziu o número de secretarias de 33 para 12, gerando economia para o município investir em obras. Promoveu também o recadastramento do servidor municipal, exonerando assim os funcionários fantasmas.
Infraestrutura
Logo no primeiro dia de governo, o prefeito Fábio Gentil arregaçou as mangas e junto com toda a equipe da Coordenação de Limpeza Pública, voluntários e o apoio da população, realizou um mutirão de limpeza. Retirou das ruas, em menos de uma semana, mais de 600 toneladas de lixo de todos os bairros da cidade e realizou a limpeza de 80 praças.
Saúde
Na área da saúde, a administração municipal está no enfrentamento de uma das mais graves crises no setor. O corte de recursos pelo Governo do Estado tem penalizado a população que precisa de atendimento médico.
O Hospital Geral, que estava com a Urgência e Emergência fechadas, abriu novas enfermarias, para dar suporte ao atendendo da realizado na UPA. A Unidade de Pronto Atendimento recebeu reforço de mais um médico para agilizar o atendimento dos pacientes.
No combate às doenças, o Centro de Controle de Zoonoses está com um nova direção, desenvolvendo ações de alerta e combate às doenças endêmicas, além de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
A prefeitura também regularizou por meio de portaria do Ministério da Saúde duas motolâncias e mais duas ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência, o Samu, que agora está em condições de prestar um serviço de mais qualidade à população caxiense.
A saúde do trabalhador também ganhou reforço. O Cerest, seguindo a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, ampliou a equipe e conta agora com um terapeuta ocupacional, um psicólogo, uma fonoaudióloga, um enfermeiro e um assistente social.
E para reforçar a Atenção Básica de Saúde, Caxias recebeu 10 médicos, sendo oito brasileiros e dois cubanos, por meio do programa Mais Médicos, do Governo Federal.
Ainda na área da saúde, graças a uma parceria com a Universidade Estadual do Maranhão, a Prefeitura de Caxias está apoiando a efetivação da Residência Médica para 16 estudantes que atuam nas áreas de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem. Durante a residência, os profissionais prestam serviços na rede de saúde do município.
Graças a muito trabalho dos profissionais da saúde, outra grande conquista é que o governo está transformando a forma de nascer em Caxias. A Maternidade Carmosina Coutinho que até 2016 registrava 20 mortes por mês, em média, reduziu esse número a quase zero nos últimos três meses.

Agricultura
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, tem contribuído com o homem do campo, comprando os hortifruti de todos os agricultores cadastrados. Os produtos também são enviados para a rede hospitalar e assistência social.
A Prefeitura de Caxias entregou à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia 14 veículos entre ônibus e micro-ônibus do transporte escolar para a rede municipal de educação das zonas rural e urbana.
Além disso, os professores já retornaram às salas de aula, com o percentual de reajuste nos salários concedido pelo prefeito Fábio Gentil, acima da média do país, chegando aos 11%, enquanto o do Governo Federal é de 9%.
Segurança
Tendo em seu comando um oficial de carreira escolhido pela própria corporação em eleição direta, a Guarda Municipal de Caxias conta com 105 guardas e trabalha em parceria com os demais órgãos de segurança, com foco na proteção do patrimônio público.
Economia
Na área econômica, mantendo o compromisso assumido em campanha, o prefeito Fábio Gentil está pagando o salário dos servidores municipais antes do vencimento, equiparou o salário dos funcionários e agora, nem mais, nem menos, todos ganham proporcional ao que trabalham.
Turismo
Pensando nas belezas naturais de Caxias, esforços estão sendo realizados para tornar o balneário Veneza em um grande pólo turístico da cidade. As secretarias de Turismo e Infraestrutura estão dialogando com representantes de órgãos públicos e privados para transformar o local num espaço de visitação ambiental.
Cultura e lazer
A Secretaria de Cultura, Esporte, Patrimônio Histórico, Turismo e Juventude promoveu um dos mais tradicionais carnavais de Caxias, resgatando as marchinhas e inovando com a Jardineira, veículo adaptado para transportar a banda de sopro Frevo Folia, que puxou os foliões pelo Centro Histórico da cidade.
Além disso, a folia de momo teve o apoio da prefeitura com os desfiles das tradicionais escolas de samba e, ainda, promoveu a diversão no Corredor da Folia, reunindo um público de cerca de 20 mil pessoas por noite.
Na Semana Santa, foi realizado o espetáculo Cidade Sacra, que reuniu uma equipe de jovens atores, despertando a religiosidade nas famílias caxienses.
A Escola de Música de Caxias foi revitalizada, proporcionando um aprendizado de mais qualidade para jovens com talentos e gerando mais emprego e valorizando os músicos tradicionais de nossa cidade.
Mulher
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres tem trabalhado para garantir programas que visam o empoderamento feminino, promovendo autonomia econômica, política e financeira para as mulheres, por meio dos programas “Mãe Coruja”, “Mulheres em movimento” e diversos mutirões de atendimento à mulher.
Já a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social tem feito seu trabalho de acolhimento. As ações estão nos Cras, Creas, Centros de Convivência de Idosos e nos centros da Juventude, por meio de oficinas, palestras e atividades ocupacionais para dar vida digna à nossa gente.
E para reforçar esse trabalho, várias ações estão sendo realizadas em parceria com outras secretarias, uma grande marca do governo Fábio Gentil. A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social, por exemplo, distribuíram 350 kits com repelentes para as gestantes do município no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Do Portal Noca

Adicionar comentário

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube!

error: Content is protected !!