fbpx
Coelho News

194 anos do poeta Gonçalves Dias terá homenagens em Caxias

O Centro de Ensino Gonçalves Dias e o Movimento Cultural Abraçarte Caxias estarão realizando no dia 10 deste mês, a partir das 18h, na Praça Gonçalves Dias, no Centro da cidade, homenagens em comemoração aos 194 anos de nascimento do poeta do romantismo brasileiro, Antônio Gonçalves Dias.


O evento vai contar com uma vasta programação cultural, dentre atividades como serenata, recital, apresentação de coral, performance teatral e musical. Haverá a participação de artistas de Caxias (MA) e de outras cidades vizinhas.
Entre as atrações destacam-se: “Os Menestréis Gonçalvinos” – serenata e recital; o coral “Cantus Mandala” – da cidade Coelho Neto – regido pelo Maestro Geraldo Tavares Borba; Nelson Gaspar em “Imbiras & Causos do Sertão” – contação de causos; apresentação do cantor Café – de Coelho Neto; Gabriel Vieira – cantor; Carloman Rocha – cantor; Grupo Teatral Vivar’t, entre outras atrações.
POETA
Antônio Gonçalves Dias (Caxias, 10 de agosto de 1823 — Guimarães, 3 de novembro de 1864) foi um poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro. Um grande expoente do romantismo brasileiro e da tradição literária conhecida como “indianismo”, é famoso por ter escrito o poema “Canção do Exílio” — um dos poemas mais conhecidos da literatura brasileira —, o curto poema épico I-Juca-Pirama e muitos outros poemas nacionalistas e patrióticos que viriam a dar-lhe o título de poeta nacional do Brasil. Foi um ávido pesquisador das línguas indígenas e do folclore brasileiro. É o patrono da cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras. (Wikipédia)

FONTE: Portal Sinal Verde Caxias

Adicionar comentário

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube!

error: Content is protected !!