Hoje,26 de maio de 2022

194 anos do poeta Gonçalves Dias terá homenagens em Caxias

O Centro de Ensino Gonçalves Dias e o Movimento Cultural Abraçarte Caxias estarão realizando no dia 10 deste mês, a partir das 18h, na Praça Gonçalves Dias, no Centro da cidade, homenagens em comemoração aos 194 anos de nascimento do poeta do romantismo brasileiro, Antônio Gonçalves Dias.


O evento vai contar com uma vasta programação cultural, dentre atividades como serenata, recital, apresentação de coral, performance teatral e musical. Haverá a participação de artistas de Caxias (MA) e de outras cidades vizinhas.
Entre as atrações destacam-se: “Os Menestréis Gonçalvinos” – serenata e recital; o coral “Cantus Mandala” – da cidade Coelho Neto – regido pelo Maestro Geraldo Tavares Borba; Nelson Gaspar em “Imbiras & Causos do Sertão” – contação de causos; apresentação do cantor Café – de Coelho Neto; Gabriel Vieira – cantor; Carloman Rocha – cantor; Grupo Teatral Vivar’t, entre outras atrações.
POETA
Antônio Gonçalves Dias (Caxias, 10 de agosto de 1823 — Guimarães, 3 de novembro de 1864) foi um poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro. Um grande expoente do romantismo brasileiro e da tradição literária conhecida como “indianismo”, é famoso por ter escrito o poema “Canção do Exílio” — um dos poemas mais conhecidos da literatura brasileira —, o curto poema épico I-Juca-Pirama e muitos outros poemas nacionalistas e patrióticos que viriam a dar-lhe o título de poeta nacional do Brasil. Foi um ávido pesquisador das línguas indígenas e do folclore brasileiro. É o patrono da cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras. (Wikipédia)

FONTE: Portal Sinal Verde Caxias

Compartilhar

Política de Privacidade dos Comentários

Os comentários regidos pelos leitores NÃO representam a opinião do Portal Coelho News. tendo como a autoria e total responsabilidade do autor da mensagem. Ofensas, preconceitos, ou qualquer mensagem que incita o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas.

O objetivo do painel de comentários é promover o direito da liberdade de expressão, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade, abrindo espaço para um debate de acordo com o tema da matéria.

O Redator-Chefe do Portal Coelho News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido!