fbpx
Coelho News

Bicicletas de carga são entregues a catadores de Maceió

Projeto realiza entrega de bicicletas de carga a catadores de Maceió

Ação faz parte do Projeto Relix, que promove conscientização ambiental.
Exposição de fotografias e peça de teatro também foram realizadas.

30 bicicletas foram doadas a catadores da capital (Foto: Derek Gustavo/G1)
Catadores de entulho de Maceió receberam neste domingo (8), 30 bicicletas de carga, que os ajudarão no trabalho diário em toda a capital. A ação faz parte do Projeto Relix, que incentiva a conscientização a respeito da correta destinação do lixo e a reciclagem. O evento realizado na orla da Pajuçara contou também com exposição fotográfica e uma peça de teatro.
As bicicletas, chamadas de “Ciclolix“, também serviram de suporte para expor fotos de catadores da capital. Uma delas era da Maria Goreti da Silva Batista, que trabalha catando entulho na região do Benedito Bentes.

“Essa bicicleta é muito maravilhosa. Sou catadora há 3 anos e ela vai ajudar bastante no trabalho, vai agilizar. Aí, além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”, brinca Goreti.
A catadora Maria Goreti, sua fotografia e a bicicleta que ganhou neste domingo (8) (Foto: Derek Gustavo/G1)
A idealizadora do projeto conta que a proposta, além de conscientizar sobre a relação das pessoas com o lixo, também trouxe dignidade para os catadores.

“Sinto que a gente poderia fazer muito mais. Elas [as catadoras] ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos por elas. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois estamos muito atrasados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”, afirma Lina.
Além da entrega das bicicletas, o projeto também apresentou uma peça de teatro, o Espetaculix. Ele é um espetáculo que circula em diversas cidades do estado, e que já soma 130 performances e mais de 30 mil espectadores, e conta com a participação de atores, bicicletas coletoras, marionetes e sacos de lixo. Várias pessoas foram à praça Multieventos, onde as ações se concentraram, para assistir à apresentação.

FONTE: G1 Alagoas

Adicionar comentário

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube!

error: Content is protected !!