Hoje,26 de maio de 2022

Caxias do Maranhão. Destaque em administração e Transparência

Caxias do Maranhão. Destaque em administração e Transparência.

A Prefeitura de Caxias obteve avaliação positiva do Tribunal de Contas do Estado (TCE) no quesito transparência. Relatório emitido pela corte de contas apontou que a administração municipal caxiense cumpre requisitos fundamentais da Lei de Acesso à Informação, de modo a fornecer à sociedade um panorama amplo dos gastos e demais ações da gestão pública.

Um dos itens avaliados como positivos foi a existência de um site eletrônico (www.caxias.ma.gov.br), onde estão disponíveis diversas informações sobre todas as áreas da gestão, como dados das secretariais e demais órgãos municipais, Portal da Fazenda, Portal da Transparência, Contracheque Online e Ouvidoria. No portal, o cidadão também pode baixar e imprimir o carnê para pagamento, com desconto, do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), notícias diversas sobre a administração e links úteis, como o que permite a emissão do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).


Despesas

A Prefeitura de Caxias também obteve bom conceito junto ao TCE no que se refere à publicação de informações sobre as despesas. O Portal da Transparência do Municípios disponibiliza dados detalhados sobre empenho, liquidação e pagamento. Também são apresentados o número correspondente ao processo de execução, a classificação orçamentária, especificando a unidade orçamentária, função, subfunção, natureza da despesa e a fonte dos recursos que financiaram o gasto.


São informados, ainda, a pessoa jurídica beneficiária, inclusive nos desembolsos de operações independentes da execução orçamentária, exceto no caso de folha de pagamento de pessoal e de benefícios previdenciários.
Licitações
Os diferentes processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Caxias são marcados por total transparência. Além da concorrência, são informados as dispensas e inexibilidades de licitação, com o número correspondente do processo.
Os bens fornecidos e os serviços prestados são claramente determinados no portal. Segue a avaliação do TCE:
Por Daniel Matos, do Maranhão meu Torrão

Compartilhar

Política de Privacidade dos Comentários

Os comentários regidos pelos leitores NÃO representam a opinião do Portal Coelho News. tendo como a autoria e total responsabilidade do autor da mensagem. Ofensas, preconceitos, ou qualquer mensagem que incita o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas.

O objetivo do painel de comentários é promover o direito da liberdade de expressão, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade, abrindo espaço para um debate de acordo com o tema da matéria.

O Redator-Chefe do Portal Coelho News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido!