Hoje,25 de maio de 2022

Caxias terá internet gratuita a partir de junho

Caxias terá internet gratuita a partir do mês de junho

Foto Divulgação
Implantado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o programa Cidadania Digital se consolida como grande instrumento de democratização do acesso à internet em todo o Estado. Do ano passado até o mês de maio deste ano, mais de 800 mil usuários utilizaram o Wi-Fi Grátis, que foi implantado em diversos pontos da capital como feira da Cidade Operária, Anjo da Guarda, Sítio Tamancão, Centro Histórico, Casa do Maranhão, Teatro João do Vale e Sistema Nacional de Emprego (Sine). Entre os municípios do Estado, Vitória do Mearim passou a integrar a Rede de Internet Gratuita do Maranhão (Maranet). No mês de junho, mais quatro pontos serão interligados por internet gratuita e de qualidade sendo: Pindaré-Mirim, Arari, Caxias e a Praça Deodoro, em São Luís.
O programa “Maranet” oferta à população maranhense 100 megas de internet, via fibra ótica, de alta velocidade, que possibilita a conexão de até 1.200 usuários simultâneos. A iniciativa é uma ação do ‘Programa Cidadania Digital’, que faz parte do plano de metas do governo Flávio Dino, e visa democratizar o acesso à internet em todo o Estado.
De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, o programa “Maranet” tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso à internet junto à população, considerando o grande déficit que se tem no Maranhão nesse âmbito. “O governo Flávio Dino tem buscado democratizar o acesso às políticas públicas, direitos, a serviços de qualidade em todo o Maranhão. A criação da primeira Rede de Internet Gratuita do Maranhão tem como objetivo fazer com que a população tenha acesso ao conhecimento e aos serviços que hoje estão disponíveis através da rede mundial de computadores” enfatizou o secretário Jhonatan Almada.
A instalação de Wi-Fi grátis no interior do Estado é resultado da parceria entre a Secti, Iema e a Wiki Telecom, empresa genuinamente maranhense, que tem fibra ótica espalhada pelo Maranhão. “Um dos critérios definidos pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para a escolha dos municípios é que eles tenham uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) – sendo ele vocacional ou pleno – já em funcionamento ou a ser instalado, considerando que o Iema também trabalha o acesso à tecnologia”, explicou Jhonatan Almada.
Fonte: ASCOM

Compartilhar

Política de Privacidade dos Comentários

Os comentários regidos pelos leitores NÃO representam a opinião do Portal Coelho News. tendo como a autoria e total responsabilidade do autor da mensagem. Ofensas, preconceitos, ou qualquer mensagem que incita o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas.

O objetivo do painel de comentários é promover o direito da liberdade de expressão, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade, abrindo espaço para um debate de acordo com o tema da matéria.

O Redator-Chefe do Portal Coelho News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido!