Hoje,28 de fevereiro de 2021

Em abril, COVID-19 foi a 5ª maior causa de morte no Brasil

Comparação com dados de 2014 a 2018
Entenda mais no infográfico

Pelo menos 6.253 pessoas morreram por covid-19 no mês de abril, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na 6ª feira (8.mai.2020). A marca faz com que a doença seja a 5ª maior causa de óbitos em um abril típico no Brasil, quando considerada a média das mortes de 2014 a 2018, últimos 5 anos com dados disponíveis.

As mortes causadas pelo novo coronavírus superam o histórico de males como homicídio, diabetes e hipertensão.

NOS EUA, COVID É A QUE MATA MAIS

A mesma comparação mostra que nos Estados Unidos, país com o maior número de mortes pela pandemia (78.615 até as 23h de 6ª feira), o coronavírus já se tornou a maior causa de mortalidade.

As fontes dos dados deste post são todas oficiais. Para conhecer mais detalhes sobre o que cada país, Brasil e EUA, usam para definir causas de mortes, entre nos sites do Datasus e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

MÉDIA DE MORTES NO BRASIL

O cálculo da média de mortalidade nos últimos 7 dias ajuda a entender melhor as mortes pelo novo coronavírus no país. Isso porque reduz o efeito de subnotificações –realidade reconhecida pelo próprio Ministério da Saúde.

O infográfico do Poder360 indica que há menos registros nos finais de semana por causa do regime de plantões nos hospitais, o que pode representar uma distorção nos dados.

Apesar de quedas ocasionais no número de óbitos, a média permanece em curva ascendente –o que sugere que o país ainda não atingiu o pico de fatalidades pela doença.

Caso a quantidade de mortes continue crescendo no mesmo ritmo dos 8 primeiros dias de maio, o Brasil deve registrar 19.665 mortes por covid-19 até o fim do mês.

FONTE: PODER360
09.maio.2020 (sábado) – 6h00
atualizado: 10.maio.2020 (domingo) – 23h25

Compartilhar

Política de Privacidade dos Comentários

Os comentários regidos pelos leitores NÃO representam a opinião do Portal Coelho News. tendo como a autoria e total responsabilidade do autor da mensagem. Ofensas, preconceitos, ou qualquer mensagem que incita o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas.

O objetivo do painel de comentários é promover o direito da liberdade de expressão, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade, abrindo espaço para um debate de acordo com o tema da matéria.

O Redator-Chefe do Portal Coelho News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido!