Hoje,26 de maio de 2022

Descaso na saúde de Coelho Neto levando pessoas ao sofrimento

SAÚDE CONTINUA SENDO UM GRAVE PROBLEMA EM COELHO NETO

Incubadoras do Hospital Municipal supostamente encontradas abandonadas.
(FOTO: Reprodução do Blog Observatório dos Cocais)
Com o descaso no setor da saúde do município, a população vem sofrendo constantemente, levando aos apelos e fazendo com que populares criem campanhas para conseguir tratamentos fora do município.
No início desta semana, nos deparamos com a triste situação de uma família que vinha sofrendo com a grave situação de sua criança. A situação levou aos amigos e familiares a recorrerem a uma campanha nas redes sociais para arrecadação de fundos para o tratamento de sua filha. A criança encontrava-se em uma grave situação, onde precisou urgentemente cuidados especiais em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Com a precariedade da saúde na cidade e a falta de assistencialismo da parte do governo municipal, a solução foi recorrer a capital piauiense, em busca de um tratamento emergencial digno.
Após a campanha criar força, pessoas ligadas ao governo tentaram se responsabilizar, querendo mostrar algum tipo de preocupação ou responsabilidade da parte administrativa, e só após a família lutar por um leito de uma UTI há praticamente uma semana, a Secretaria de Saúde de Coelho Neto conseguiu viabilizar, mostrando que tem forças e conseguindo meios legais para o tratamento fora da cidade.
Lembremos que; se é preciso um paciente recorrer a tratamentos fora da cidade, é porque realmente a Saúde desta cidade está em total descaso.
Observou-se que após a divulgação “em massa” da campanha, surgiu uma NOTA NÃO OFICIAL da Prefeitura de Coelho Neto, divulgada por funcionários e colaboradores do Governo Municipal, onde dizia:
A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde estava fazendo o possível. Já garantiu a vaga na UTI onde a criança se encontra internada, inclusive já realizaram exames e descartaram a possibilidade de ser leucemia. Um profissional da saúde do município está acompanhando a família, todo o Suporte está sendo oferecido. ”
Com a entrada do novo prefeito, Américo de Sousa (PT), a falta de interesse em resolver os problemas na área da saúde se tornou bem preocupante, são problemas que vem se acumulando, como; a falta de exames laboratoriais, falta de medicamentos, precariedade nos atendimentos médicos, entre outros. O Governo Américo, através dos Blogs que fazem sua linha defesa, anunciam até um possível fechamento da Farmácia Popular na cidade, jogando a culpa para o Governo Federal. Os cortes de proventos dos profissionais da área da saúde também é algo que se questiona no governo, também ocorrendo no início da gestão Américo. Os médicos, os profissionais da área odontológica e também PSF, descontentam-se dos incentivos não repassados, sem contar com as denúncias populares, que todos os dias são espalhadas pelas redes sociais. OUÇA ALGUMAS ABAIXO.

Em janeiro, Blog aliado a nova gestão, fez uma suposta denúncia de que haveriam incubadoras nunca usadas e abandonadas no hospital municipal (VEJA FOTO DA MATÉRIA), e que a responsabilidade desses equipamentos abandonados seria da gestão anterior, que tinha como prefeito, Soliney Silva (PMDB). A atual gestão fez questão de mostrar as incubadoras abandonadas, mas não fez questão de divulgar as mesmas em funcionamento e sendo usadas, beneficiando a população que se beneficiam em períodos pós-parto.
Sem nenhuma atuação da parte da gestora que ocupa a frente do cargo, a Secretária de Saúde de Coelho Neto, Cristiane Bacelar, mostra-se desinteressada em responder os questionamentos da imprensa e principalmente dos populares, e até mesmo tentar rebater através dos Blogs e militância usada para a defesa do atual prefeito. Tentamos inúmeras vezes contato com a assessoria de comunicação da prefeitura (sem êxito). Não conseguimos obter alguma satisfação sobre os problemas relacionados, sendo que a secretária e os vereadores da base do governo tentam até culpar a imprensa local, por ter feito um papel coerente de cobrança para um serviço público de qualidade.
A saúde de coelho já recebeu mais de 6 milhões de reais, de janeiro até os dias atuais, é uma grande quantia para retirar a saúde da UTI, pelo menos nos primeiros meses do governo petista, e até agora não se vê interesses do atual gestor e principalmente de sua secretária de saúde, a ex-vereadora Cristiane Bacelar, que em períodos de campanhas política foi anunciada como condenada por improbidade administrativa e teve suas contas julgadas irregulares pelo TCE e pela Câmara Municipal. (VEJA AQUI)
FOTO: Reprodução Blog João Osorio

A saúde, como responsabilidade do município, é de obrigação se manter também com recursos enviados do Governo do Estado, no qual é um grande parceiro da cidade de Coelho Neto, criando uma aliança fiel entre o prefeito Américo de Sousa (PT) e o Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Observamos que em outros casos, a microrregião do Leste Maranhense, onde envolve as cidades de; Coelho Neto, Duque Bacelar, Buriti e Afonso Cunha têm grandes problemas para conseguir recursos para manter a saúde destes municípios, os casos são fatos esclarecidos, onde chegam a mandam seus pacientes de casos de urgências para serem atendidos na capital piauiense (quando conseguem) e até mesmo em Caxias, no Hospital Regional, que seria construído para atender toda a região leste, segundo o Governador Flávio Dino. Em muitos destes casos, Caxias não recebe estes pacientes e chega a enviar para o Hospital Regional de Presidente Dutra, fazendo com que os pacientes percorram uma estrada por mais de duas horas de viagem ( Caxias à Presidente Dutra = 173 km).

No início de abril, um rapaz se envolveu em um acidente de moto na cidade de Buriti, teve que ir às pressas para a cidade de Presidente Dutra, por falta de atendimento em sua cidade e nas cidades vizinhas; Duque Bacelar, Coelho Neto e Caxias, que são cidades de fácil acesso. O Garoto não resistiu e veio a óbito. (VEJA AQUI)
De Buriti à Presidente Dutra, percorre-se uma distância de 324 km, ou seja, 4 horas e meia de viagem.
Até quando os gestores dessa nova gestão irão deixar o povo agonizar por falta de uma saúde digna? Porque se depender de recursos financeiros, esse não é o problema.

VEJA TAMBÉM: Prefeitura de Coelho Neto járecebeu mais de 6 milhões para a Saúde

Compartilhar

Política de Privacidade dos Comentários

Os comentários regidos pelos leitores NÃO representam a opinião do Portal Coelho News. tendo como a autoria e total responsabilidade do autor da mensagem. Ofensas, preconceitos, ou qualquer mensagem que incita o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas.

O objetivo do painel de comentários é promover o direito da liberdade de expressão, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade, abrindo espaço para um debate de acordo com o tema da matéria.

O Redator-Chefe do Portal Coelho News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido!