Hoje,26 de maio de 2022

Falso aplicativo do Netflix é na verdade ransomware

Entenda como o Vírus age

Usuários do WhatsApp estão clicando em mensagens compartilhadas por outros usuários
As pessoas estão baixando um novo aplicativo que promete acesso gratuito à contas do Netflix. O que estão recebendo na verdade é um malware chamado Netflix, que criptografa dados e exige US$100 em bitcoins para desbloquear os arquivos.
O programa, chamado “Gerador de Login para Netflix” é baixado por usuários procurando por acesso à Netflix sem pagar. Em tese, ele contém credenciais vazadas. Na verdade, tudo que faz é fornecer acessos falsos que não funcionam.
Uma vez instalado, o app mostra o que parece ser um gerador de login e senha, mas isso é apenas uma distração; enquanto isso está ocupado criptografando dados.
Lado positivo
Perder o acesso a suas fotos, vídeos e documentos é terrível, mas nem tudo está perdido: a versão atual do aplicativo (versão 1.1) criptografa apenas certos arquivos (veja a lista abaixo), e também tem por alvo apenas o diretório C:/. Outros tipos de ransomware podem ser muito mais agressivos.
Além disso, por mais estranho que pareça, esse malware afeta apenas usuários que ainda usam as versões do Windows 7 e 10; usuários do XP e 8 não devem ser afetados (ainda).
Se você foi atingido e seus arquivos estão salvos em um dispositivo separado, externo, não deve se preocupar muito.
Moral da história
Como todas as histórias envolvendo esse tipo de situação, essa agrega algumas lições. Primeiro, se algo soa bom demais para ser verdade (como acesso gratuito ao Netflix), provavelmente é falso. Segundo, faça backups regulares de seus dados. Por último, mas não menos importante, instale um antivírus confiável – com a nossa solução, você tem os primeiros 90 dias de graça para testar.
Compartilhar

Política de Privacidade dos Comentários

Os comentários regidos pelos leitores NÃO representam a opinião do Portal Coelho News. tendo como a autoria e total responsabilidade do autor da mensagem. Ofensas, preconceitos, ou qualquer mensagem que incita o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas.

O objetivo do painel de comentários é promover o direito da liberdade de expressão, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade, abrindo espaço para um debate de acordo com o tema da matéria.

O Redator-Chefe do Portal Coelho News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido!