fbpx
Coelho News

Governo do Estado entrega ambulâncias para municípios

Os veículos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Em apoio ao transporte de pacientes nos municípios do Maranhão, o Governo do Estado entregou novas ambulâncias para atendimentos de emergência de saúde. São 18 veículos equipados com itens indispensáveis a este tipo de ocorrência. A aquisição é fruto de parceria com a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). O governador Flávio Dino conduziu as entregas aos gestores municipais em solenidade nesta quarta-feira (4), às 9h, no Palácio dos Leões, Centro de São Luís. Com estas, somam mais de 200 as ambulâncias entregues pelo Governo do Estado aos sistemas de saúde dos municípios.

Governador ressaltou o espírito de união com os deputados em favor de ações como esta da saúde pública (Foto: Karlos Geromy)

“Temos um espírito de união muito forte com os deputados e, mais uma vez, vemos os resultados desta ação organizada em favor da saúde pública. Neste momento, fortalecemos a integração entre as redes municipais de saúde e a rede estadual, com a entrega destes veículos. Equipamentos fundamentais, utilizados periodicamente. Uma ação concreta, que se soma a muitas outras realizadas pela Governo do Maranhão e continuaremos a implementar este ano de 2020”, reforçou o governador Flávio Dino.

Os veículos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), sendo mais de 154 mil em investimentos para cada ambulância, fruto de recurso da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). A Alema obteve sobra de orçamento e transferida à secretaria para a aquisição dos veículos. São contempladas as cidades de Coroatá, Paço do Lumiar, Parnarama, Timon, Turiaçu, Viana, Altamira do Maranhão, Pedreiras, Dom Pedro, Caxias, Morros, Bacabal, Bacurituba, Balsas, Monção, Santo Antônio dos Lopes, Pinheiro e Vargem Grande.

“Um reforço importante e estas, em especial, pela parceria com a Assembleia, que decidiu destinar suas sobras orçamentárias à Secretaria de Saúde para a aquisição destes veículos. Neste ato, há concretização de políticas públicas de forma direta e decisiva para a comunidade; algo concreto que as pessoas poderão usufruir no seu dia a dia. Agradecemos muito a parceria, em poder estreitar os laços e dizer que aqui se faz, de fato, política pública e há harmonia entre os poderes”, avaliou o titular da SES, Carlos Lula.

As ambulâncias são equipadas com maca, prancha, umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio. A unidade básica entregue pode ser equipada pelo município como Unidade de Suporte Avançado (USA). Os municípios beneficiados serão responsáveis por custear a manutenção dos veículos. “Momento importante da nossa parceria com o Governo do Estado e de forma objetiva, colaborando para um melhor sistema de saúde público”, pontuou o presidente da Alema, Othelino Neto.

Os veículos têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade Semi-Intensiva, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). Na lista de equipamentos existem, ainda: respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos.

O município de Dom Pedro está entre os contemplados com a entrega e, na solenidade, o prefeito Fábio Macedo enfatizou a satisfação. “Com certeza, esta aquisição vai somar em um melhor atendimento e na estrutura da saúde em nossa cidade. Ficamos muito felizes e agradecemos à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado por este grande benefício à minha terra natal”, disse.

Participaram do evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser; prefeitos dos demais municípios atendidos; deputados responsáveis pelas emendas e demais autoridades.

Flávio Dino destacou o fortalecimento da integração entre as redes municipais de saúde e a rede estadual (Foto: Karlos Geromy)

INFO: Governo do Estado do Maranhão

Adicionar comentário

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube!

error: Content is protected !!