Hoje,28 de maio de 2022

Jornal Nacional divulga Fake News e comete erro grave e perigoso

William Bonner – JN. FOTO: Reprodução

Fake news e perfis falsos nas redes sociais atrapalham e muito o dia a dia do jornalismo.

Nesta sexta-feira (22) foi a vez do ‘Jornal Nacional’ cair nessa armadilha.

O noticiário da Globo cometeu um erro grave ao exibir uma notícia falsa. Para alguns internautas, a gafe poderia ter consequências desastrosas e até provocar uma guerra entre Brasil e Venezuela.

O jornalístico atribuiu ao general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, uma ameaça à Venezuela.

No final do noticiário foi feita a correção, lida pelo apresentador William Bonner.

O ‘JN’ reproduziu uma fake news de um perfil falso do general. Assessores do ministro entraram em contato com a Globo informando que se tratava de um perfil falso nas redes sociais, e a emissora corrigiu a gafe.

Quase no final do noticiário, William Bonner surgiu constrangido no ar, pedindo desculpas, informando que o telejornal citou um “perfil falso” do ministro que não possui redes sociais.

“Nós dissemos agora há pouco que o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, teria publicado numa rede social que o Brasil pode reagir a agressões à soberania do país. Mas o ministro esclareceu que a declaração não é de autoria dele e foi publicada num perfil falso. Por esse erro nós pedimos desculpas ao ministro e a você, telespectador.”, afirmou Bonner.

A falha não passou batido pelas redes sociais, que pegaram pesado nas críticas ao noticiário.

“A maior vergonha do telejornalismo brasileiro não pode simplesmente pedir DESCULPAS. O @jornalnacional quase deflagrou uma guerra entre Venezuela e Brasil baseando-se em um tuíte falso”, postou um internauta.

“Como assim? Errar algo tão grave que pode causar uma guerra?”, comentou outro.

Confira a correção e as criticas dos internautas:

 

Compartilhar

Política de Privacidade dos Comentários

Os comentários regidos pelos leitores NÃO representam a opinião do Portal Coelho News. tendo como a autoria e total responsabilidade do autor da mensagem. Ofensas, preconceitos, ou qualquer mensagem que incita o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas.

O objetivo do painel de comentários é promover o direito da liberdade de expressão, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade, abrindo espaço para um debate de acordo com o tema da matéria.

O Redator-Chefe do Portal Coelho News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido!