fbpx
Coelho News

Ativo no Sistema e recebendo os recursos, Posto de Saúde do Bananalzinho é abandonado pelo Prefeito Américo

Utilize o mouse ou o dedo para passar as imagens.
IMAGENS: TV Mirante

De acordo com o FNS, o Presidente Bolsonaro, através do Ministério da Saúde, já enviou para Coelho Neto no mês de julho, mais de R$ 2 milhões de reais, contando despesas para custeio, entre outros investimentos.

Moradores do povoado Bananalzinho, utilizaram a filial da TV Globo para denunciar mais um descaso do Governo Américo. Trata-se do Posto de Saúde do Bananalzinho, que mesmo com a sua situação ativa no sistema nacional e recebendo recursos mensalmente, o prefeito Américo de Sousa (PT), prefere que o posto de saúde continue desativado.

Desativado por vários meses e prejudicando a população que necessita de saúde pública, mais uma vez os moradores daquela localidade levaram a denúncia para que autoridades do estado e federal busquem as devidas providências, para que o principal culpado seja punido, já que, outras autoridades do município não se pronunciam sobre este grave crime de improbidade administrativa.

Desde a veiculação da matéria na TV Mirante, viemos consultando a situação do posto do Bananalzinho, que, de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, o posto tem suas atividades mantidas desde o seu cadastro. A última atualização e movimentação no Banco de Dados foram feitas recentemente, no dia 09/07/2019, mostrando que, o posto vem mantendo seu funcionamento e apto para receber os recursos que são enviados pelo Fundo Nacional de Saúde (Governo Federal).

VEJA A COMPROVAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO

Baseado no “dominus litis”, cabe ao Ministério Público, como regra especial, abrir inquérito de investigação para saber o que está sendo feito com os recursos financeiros recebidos para este posto de saúde e para onde o prefeito está designando os recursos. Já que, de acordo com o art. 129, I da Constituição Federal, O MP pode promover uma ação penal pública, sustentada no art. 24 do Código Processual Penal, impondo como, Crime de Ação Pública.

O posto de saúde do Bananalzinho é o maior entre todos os postos da zona rural de Coelho Neto e deveria ser transformado em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas quando os moradores entram no prédio abandonado, a situação é de deixar qualquer um triste.

Nada restou do posto de saúde, que funcionava normalmente, ficou totalmente destruído; só ruínas, fiação elétrica, forro caído, portas e janelas arrancadas. A depredação no posto é total. Os moradores se perguntam porque que o poder público abandonou.

Ao entrar no prédio abandonado, pode-se ver espalhados pelo chão; receitas médicas, diagnósticos e até prontuários com informações sigilosas dos pacientes, número de identidade, CPF, entre outras informações importantes.

Com 25 cômodos, entre eles, consultórios e salas de procedimento, o posto tinha capacidade para atender mais de 500 pessoas por dia, agora o povoado Bananalzinho não tem um posto se quer. São mais de 500 famílias sem assistência médica, caso essas famílias precisem de assistência médica, tem que viajar cerca de 20km para a cidade.

Tem que ir, porque aqui não temos onde nós recorremos, ou então nós temos que comprar remédio e tomar em casa né!”. Mencionou a moradora, Lúcia Pereira.

De acordo com os moradores, as vezes aparece uma equipe do Programa Saúde da Família, que atende em um barracão que também funciona um clube de festa.

Dona Honorina diz que fica constrangida, porque não consegue ficar a sós com o médico.

A gente não pode conversar com o doutor, contar os problemas, porque tem que ser particular, né! Porque com um “horror” de gente, não tem como a gente conversar.” Reclamou a moradora, Honorina Sousa.

A equipe da TV Mirante tentou contato com a Secretária de Saúde, Danyelle Ravanne, mas ela não foi encontrada no prédio da secretaria.

Diversos moradores reclamam pela falta da TV Mirante, por não está sendo transmitida na cidade, e após a veiculação da matéria e divulgação em todos os grupos de WhatsApp, a repercussão soou de forma negativa, mostrando mais um, dos descasos cometidos pelo prefeito de Coelho Neto, Américo de Sousa (PT).

ASSISTA NA ÍNTEGRA, A MATÉRIA SOBRE O POSTO DO BANANALZINHO

Adicionar comentário

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube!

error: Content is protected !!