Hoje,2 de julho de 2020

Rússia disponibilizará remédio contra COVID-19 na próxima semana

Droga tem o mesmo princípio ativo do Avigan, que é a aposta do Japão contra o COVID-19

A partir da semana que vem, a Rússia passará a disponibilizar o Avifavir, seu primeiro medicamento aprovado contra a Covid-19. A expectativa do país é que seu sistema de saúde retome a capacidade e que as atividades econômicas voltem a funcionar normalmente.

Conforme explicou Kirill Dmitriev, CEO do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, na sigla em inglês), o antiviral Avifavir, que é a aposta da Rússia em meio à pandemia, poderá ser receitado aos pacientes com coronavírus a partir da próxima quinta-feira (11).

O Avifavir é conhecido genericamente como favipiravir, que leva o nome de Avigan no Japão. A droga, que também é a aposta dos japoneses no tratamento da doença, é desenvolvida pelo departamento de saúde da Fujifilm Holdings.

Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, já elogiou o medicamento e concedeu o equivalente a US$ 128 milhões em financiamento estatal para seu desenvolvimento. Ainda assim, a droga não foi aprovada pelo governo japonês.

O presidente russo Vladimir Putin e Kirill Dmitri, CEO do RDIF. Foto: Mikhail Klimentyev/TASS

Na Rússia, o medicamento apareceu na lista de aprovados no último sábado (30). De acordo com Dmitriev, foram realizados testes clínicos com 330 pessoas infectadas pelo coronavírus, das quais a maioria foi tratada com sucesso em um intervalo de quatro dias recebendo o favipiravir.

Os testes com o medicamento ainda devem ser concluídos na semana que vem, mas o Ministério da Saúde da Rússia foi capaz de aprovar a droga, que já está sendo fabricada desde março. Isso, graças à aceleração do processo por conta do contexto de pandemia e de ensaios clínicos anteriores, executados pelo Japão com o genérico favipiravir em 2014.

Vale lembrar, no entanto, que a Covid-19 ainda não possui nenhum tratamento com eficácia 100% comprovada, assim como ainda não existe uma vacina que forneça imunidade contra o coronavírus.

FONTE: Olhar Digital Via: Estadão

Comentários do Facebook
Compartilhar

Política de Privacidade dos Comentários

Os comentários regidos pelos leitores NÃO representam a opinião do Portal Coelho News. tendo como a autoria e total responsabilidade do autor da mensagem. Ofensas, preconceitos, ou qualquer mensagem que incita o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas.

O objetivo do painel de comentários é promover o direito da liberdade de expressão, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade, abrindo espaço para um debate de acordo com o tema da matéria.

O Redator-Chefe do Portal Coelho News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido!