Hoje,26 de maio de 2022

TSE identifica mais de 15 mil títulos de eleitores falsos

TSE identifica 15,6 mil suspeitas de fraudes em títulos de eleitor entre 2014 e 2016

Por meio de cruzamento de informações, tribunal identificou que mais de 7 mil pessoas conseguiram obter mais de um registro
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou suspeitas de fraudes em 15,6 mil títulos de eleitor registrados entre as eleições de 2014 e 2016. De acordo com o levantamento, há mais de 7,4 mil pessoas com mais de um título registrado, o que indica fraude na obtenção do documento.
Segundo o tribunal, as possíveis fraudes identificadas são casos em que um mesmo indivíduo conseguiu obter mais de um registro, o que configura ilícito eleitoral.
O número foi obtido graças ao cruzamento de informações biométricas, que vêm sendo coletadas pela Justiça Eleitoral nas últimas eleições. Os dados foram enviados para análise do Ministério Público, a quem cabe propor ações para punir os responsáveis.
O estado com maior número de registros em duplicidade e pluralidade foi Alagoas, com 2.188 casos, seguido por São Paulo (1.733), Goiás (1.503), Rio Grande do Norte (1.389) e Maranhão (934). Só em Goiás, há uma pessoa que conseguiu emitir 51 títulos.
Nas eleições do ano passado, estavam aptos a votar 144 milhões de eleitores, dos quais 46,3 milhões tinham o cadastro biométrico, realizado com as digitais da pessoa. A Justiça Eleitoral tem como objetivo completar o cadastro para todos os eleitores até 2022.
Do G1
Compartilhar

Política de Privacidade dos Comentários

Os comentários regidos pelos leitores NÃO representam a opinião do Portal Coelho News. tendo como a autoria e total responsabilidade do autor da mensagem. Ofensas, preconceitos, ou qualquer mensagem que incita o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas.

O objetivo do painel de comentários é promover o direito da liberdade de expressão, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade, abrindo espaço para um debate de acordo com o tema da matéria.

O Redator-Chefe do Portal Coelho News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido!